As informações relativas ao processo de seleção estão inseridas no Edital do Concurso Público ou do Processo Seletivo. Caso o candidato não encontre a informação ou tenha alguma dúvida poderá se dirigir à Central de Atendimento, localizada no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, sede da FEPESE, Florianópolis (SC), ou, ainda, por contato telefônico (48) 3953-1030/(48) 3953-1032 e por e-mail concursos@fepese.org.br.
O Concurso Público tem por objetivo o preenchimento de cargos públicos de provimento efetivo, decorrido o prazo do estágio probatório, o servidor adquire estabilidade. Já o Processo Seletivo tem por finalidade atender necessidades temporárias e excepcionais da Administração Pública, ou seja, a contratação será por tempo determinado.
O candidato poderá atualizar/corrigir seus dados pessoais cadastrados no momento da inscrição, quando possÃvel, pelo e-mail do concurso da FEPESE, de acordo com as normas estabelecidas pelo Edital. Após a homologação do resultado final a atualização/correção deve ser realizada perante o órgão realizador do certame.
Para realizar a inscrição basta acessar o site da FEPESE, escolher o concurso público ou processo seletivo do qual queira participar, no link do certame vá à aba Inscrição, faça o preenchimento dos dados e após preenchê-lo terá acesso para a impressão do boleto bancário, que deverá ser pago dentro do prazo estipulado.
Caso o pagamento da taxa de inscrição não seja efetuado, a inscrição não será homologada, sendo cancelada automaticamente o pedido de inscrição. Vale informar que somente são homologadas as inscrições após o efetivo pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido.
Quando não for permitida a inscrição para mais de um cargo e o candidato tiver realizado o pagamento de todas as inscrições, será considerada válida apenas última inscrição recebida pela FEPESE.
A confirmação do recebimento da taxa de inscrição será realizada quando da homologação das inscrições, em data indicada no Edital.  Se o nome do candidato estiver relacionado na listagem para o cargo que se inscreveu, significa que a inscrição foi efetivada, caso contrário, o candidato deverá entrar com recurso dentro do prazo definido no Edital.
Após realizar o pagamento dentro do prazo e seguindo todos os requisitos previstos em edital, o candidato deve aguardar a lista de inscrições homologadas. Após verificar a lista correspondente ao seu cargo, se o candidato não encontrar seu nome dentre os inscritos, deverá interpor recurso, anexando o boleto e o comprovante de pagamento para que seja possÃvel conferir as alegações apresentadas.
A entrada nos locais de prova será permitida mediante a apresentação de documento de identificação. Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias. O candidato deve procurar a Coordenação Geral para os procedimentos necessários.
São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordens fiscalizadores de exercÃcio profissional, passaporte, certificado de reservista (com foto), carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
O prazo para interposição de recurso está indicada no edital. Os recursos poderão ser interpostos das seguintes maneiras: Pela internet em “Modelo de Recursoâ€; pessoalmente ou por procurador; ou ainda via postal.  Os recursos são admitidos em conformidade com as regras constantes em edital.